PM4NGOs anuncia com satisfação o lançamento do Guia de Gerenciamento de Projetos para Profissionais de Desenvolvimento – Project DPro (PMD Pro 2a Edição). O Guia Project DPro reflete nos de aprendizagem, feedback de centenas de profissionais de desenvolvimento, e um process de desenvolvimento de 2 anos. Ele se alinha com o Guia Program DPro.

Nos últimos 10 anos, o PMD Pro alcançou 30 mil profissionais, trabalhando em 1,250 organizações, em 167 países. Olhando para o início, tem sido muito recompensador ouvir as histórias sobre como projetos com práticas de gerenciamento melhoradas fizeram a diferença nas vidas das pessoas: PMD Pro tornou suas vidas mais fáceis – provendo ferramentas simples e adaptáveis, e técnicas que ajudam a fazer mais com menos e, em muitos casos, fazer melhor.

Nós gostaríamos de agradecer à todos os gerentes de projetos e profissionais que contribuíram para o desenvolvimento do Project DPro, em especial à Amanda Fleetwood, que liderou o desenvolvimento do guia, à John Cropper e à Peter Marlow, que lideraram a atualização do exame de certificação, e à toda a equipe e membros do Board do PM4NGOs. Nós também agradecemos à várias organizações cujos documentos e materiais foram referenciados e adaptados para compor o Guia Project DPro. Finalmente, gostaríamos de agradecer nosso parceiro APMG International por seu importante suporte à atualização dos exames de certificação foundation e practitioner.

A partir de hoje, o Guia Project DPro está disponível em Árabe, Espanhol, Francês, Inglês, e Português. PM4NGOs continuará trabalhando continuamente com parceiros para tornar disponível o guia de boas práticas e exams em outros idiomas.

Um Quick Guide para o Project DPro também está disponível (em inglês): útil para profissionais já certificados ou gerente que gostariam de ter acesso à uma visão geral antes de ler o guia completo.

Mudanças no guia

Com um pequeno acréscimo no tamanho do guia, de aproximadamente 130 para 180 páginas, foi possível adicionar novos conceitos e aumentar o nível de detalhes de tópicos e ferramentas da versão anterior – enquanto as mais importantes características foram mantidas: simples, abrangente, acessível, e contextualizado para o setor de desenvolvimento. Algumas das principais mudanças são:

  • Um novo modelo com 5 fases: Identificação e Definição do Projeto, Identificação e Definição do Projeto, Planejamento do Projeto, Implementação do Projeto, e Encerramento do Projeto.
  • Monitoramento e Avaliação incorporaram aprendizagem e accountability (prestação de contas) – MEAL, com uma clara aplicação transversal.
  • A abordagem aos Princípios está mais detalhada, alinhada com o Guia Program DPro.
  • Gerenciamento por Etapas (planejamento em ondas sucessivas) em técnicas e processo detalhados.

Por favor visite a Coleção de Vídeos do PM4NGOs para acessar vídeos e gravações de webinars que apresentam as mudanças na nova edição. Vídeos estão disponíveis em Árabe, Espanhol, Inglês, e Português.

O exame de certificação

Os exames Project DPro continuam sendo gerenciados e acreditados pelo nosso parceiro APMG International. Há algumas mudanças no processo de certificação:

  • O exame foundation (nível 1) foi atualizado para o conteúdo da segunda edição, mas sua estrutura não foi modificada. O exame é de múltipla escolha com 75 questões. O percentual para passar é 65% – ou 49 questões corretas.
  • O exame practitioner (nível 2) foi modificado para um processo baseado em atividades.
  • A plataforma DPro+ , que é um programa de desenvolvimento profissional contínuo gerenciado pelo PM4NGOs, está disponível para todos os profissionais certificados.
  • Os exames (nos dois níveis) necessitam de invigilators (aprovadores) para sua validação.

Os exames com conteúdo da primeira edição permanecerão disponíveis até setembro de 2020 para permitir candidatos e treinadores adaptarem seus cursos e materiais à nova edição.


Sobre o PM4NGOs

O PM4NGOs é uma organização sem fins lucrativos internacional que busca um mundo igualitário e sustentável, onde investimentos alcançam o maior impacto possível. PM4NGOs promove a excelência no gerenciamento de projetos e programas com investimentos sociais, através da criação e desenvolvimento de guia de boas práticas para profissionais de desenvolvimento social, processos de certificação para aqueles trabalhando no setor que terão orgulho de possuir uma qualificação internacionalmente reconhecida, e um fórum para comunicados e discussões sobre as boas práticas no setor de desenvolvimento internacional. A missão do PM4NGOs é promover e manter o profissionalismo do gerenciamento de programas e projetos no setor de desenvolvimento internacional.


Sobre a APMG

A APMG International é uma entidade de acreditação global especializada em certificações profissionais, que ajudam indivíduos e organizações a produzir melhores soluções práticas. Seu portfolio inclui uma série de certificações reconhecidas: Certified Public-Private Partnerships Professional, Forest Garden Training Certification, Praxis Framework™ and Change Management. Durante os últimos 25 anos a APMG International tem trabalhado com mais de 550 Organizações de Treinamento Acreditadas e Proprietárias de Certificações em todo o mundo. Mais de 2 milhões de candidatos em mais de 100 países já realizaram exams da APMG, em 21 idiomas. Os processo de exame são rigorosos, desafiadores e consistentes para que candidatos possam se orgulhar de suas conquistas.

www.apmg-international.com


Share this page:

2 Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *